1 - (MENESES, Claudia - 2013) Razões pelas quais os tenentes se revoltaram
a) Os tenentes queriam o retorno das oligarquias ao poder.
b) Os tenentes não estavam satisfeitos com o governo oligárquico e com o surgimento das cartas falsas que denegria a integridade moral da corporação, essas ofendiam principalmente o presidente do clube militar.
c) Os tenentes se rebelaram porque não queriam lutar pelo país caso fosse necessário.
d) Nenhuma das alternativas estão corretas.
2 - (MENESES, Claudia - 2013) A História é ciência que estuda a trajetória da vida humana na terra, com documentos históricos, sejam esses escritos, orais, fotos ou objetos pessoais, dar conta de comprovar com veracidade o que ocorreu ao longo dos anos. Com base na imagem abaixo assinale o que compreende -se do período Vargas.
a) Vargas não foi um presidente muito popular, ele preocupava - se apenas em agradar os ricos, pois considerava insignificante as camadas populares que compunham a minoria da população.
b) Preocupado em agradar as camadas populares, Vargas instaurou uma política populista, para isso manteve um contato direto com jovens estudantes, pousando então de presidente preocupado com a educação do país.
c) Vargas manteve todo o período do seu primeiro mandato com campanhas assistencialista, preocupado em agradar crianças e adolescentes das camadas abastecidas.
d) As alternativas b e c estão corretas.
3 - (MENESES, Claudia - 2013) "Saio da vida para entrar na História" ( Getúlio Vagas). a frase citada por Getúlio refere - se a qual momento de sua vida?
a) Quando ele entrou pela primeira vez no poder, 1930.
b) Quando seu primeiro mandato acabou, em 1945.
c) Quando ele se suicidou para que todos pelo resto de suas vidas lembrassem deste governo, em 24 de agosto de 1954
d) Nenhuma das alternativas estão corretas, pois Getúlio ainda está presente em nossas vidas.
4 - (MENESES, Claudia - 2013) Na Revolta no forte de Copacabana, o Primeiro 5 de julho os tenentes tinham o objetivo de limpara a honra do exército, já o Segundo 5 de julho aderiu objetivos mais complexos, assinale quais eram as reivindicações dos tentes.
a) Exigiam a liberdade do exército para decidir se participariam ou não de defesas em caso do Brasil se envolver em guerras.
b) Exigiam a implantação do voto secreto, a autonomia do poder legislativo, executivo e judiciário, a obrigatoriedade do ensino primário e profissional, o respeito as leis e a justiça.
c) Queriam que Vargas fosse o presidente da República com autonomia sobre os demais poderes.
d) Lutaram para que o voto continuasse a ser de cabresto, para que os poderes executivo, legislativo e judiciário atuassem de forma conjunto, nenhum tendo maior autonomia que o outro.
5 - (MENESES, Claudia - 2013) Carlos Prestes, gaúcho e líder de movimento contrário ao governo Vargas organizou movimento politico adentrando pelo interior cujo objetivo era:
a) Buscar apoio do povo para unirem - se na luta contra o governo e nos locais onde era bem recebido os rebeldes queimavam os registros de cobrança de impostos.
b) Buscavam o apoio das camadas ricas nas capitais para ajudar a fortalecer o governo Vargas.
c) Buscar apoio dos índios para tomar as terras pertencentes as estado de Rio Grande do Sul, pois Vargas era natural desta região.
d) Buscavam apoio dos políticos da oposição na tentativa de retirar Vargas do poder.
7 - (MENESES, Claudia - 2013) Na campanha de 1930 para presidência da República o acordo firmado por Minas Gerais e São Paulo foi rompido, era a vez de indicar um candidato de minas Gerais, mas isso não ocorreu, o escolhido foi o palista Júlio Prestes. Os políticos mineiros com o paio dos gaúchos formaram o partido Aliança liberal e escolheram Vargas para disputar as eleições. Identifique a proposta de campanha de Getúlio.
a) Durante a campanha Vargas procurou não ofender ser adversário, sempre procurando agradar as camadas ricas e excluindo os pobres.
b) Vargas pregava em suas campanhas o voto secreto, incentivo a indústria nacional e a aprovação das leis trabalhistas, dessa forma procurava agradar todas as camadas sociais.
c) Vargas manteve uma propagando semelhantes as oligarquias, pois acreditava que só com o voto de cabresto se chegava ao poder.
d) Nenhuma alternativa está correta.
8 - (MENESES, Claudia - 2013) Assinale o motivo pelo qual Getúlio Vargas não venceu as eleições de 1930.
a) Getúlio não estava preparado para assumir o país, mesmo ganhando as eleições ele passou a presidência para seu vice de campanha.
b) Vargas não venceu as eleições porque as máquinas de fabricar votos das oligarquias paulistas atuaram mais uma vez e saiu na frente com maior número de votações nas urnas.
c) Vargas não venceu as eleições porque não soube elaborar sua campanha, ficou preocupado apenas com as classes ricas.
d) Vargas não ganhou as eleições porque foi desonesto, comprou voto e acabou sendo descoberto pela oposição.
9 - (MENESES, Claudia - 2013) Encontre o motivo que levou Vargas a assumir o poder.
a) Com a morte de Julio prestes, recém eleito presidente, escolheram Vargas para sucedê - lo.
b) João Pessoa, candidato a vice pela chapa de Getúlio foi assassinado por um adversário politico, então Vargas juntamente com seu companheiro resolveram pariram para Rio de Janeiro dispostos a derrubar o governo, antes que chegasse uma junta militar tomou o poder e e entregou para Vargas.
c) Como foi comprovada a compra de voto, obrigou - se a refazer as eleições.
d) A derrota de Vargas foi com poucos votos, então ocorreu um segundo turno e, nesse Vargas acabou vencendo e assumindo o poder em 1930.
10 - (MENESES, Claudia - 2013) Vargas foi um politico radical, trouxe logo no primeiro governo muitas medidas que elevaram a auto estima do país. Entre essas mudanças destacam -se:
a) Fundação de Brasilia, modernização dos engenhos de açúcar, incentivos a importação, estrito contato com D. Pedro II.
b) Incentivos a indústria nacional, cidades cresceram, fortalecimento do estado, incentivos a economia, estabeleceu uma nova relação com os trabalhadores urbanos, criando as leis trabalhistas.
c) Incentivos a venda das industrias locais para outros países, trouxe trabalhadores de países vizinhos por não acreditar na competência dos trabalhadores locais.
d) Rompeu relações comerciais com países vizinhos e com os trabalhadores urbanos, incentivou as oligarquias cafeeiras e aos donos de fazendas em Minas Gerais.
11 - (MENESES, Claudia - 2013) Durante o governo de Vargas houve mudanças na Primeira Constituição, em 1934 uma Assembléia Constituinte, sob pressão da oposição paulista aprovou a terceira Constituição Do Brasil com as seguintes mudanças:
a) Voto secreto, liberdade de expressão, poder nas mãos dos ricos e o fim do direito de votar para os pobres e mulheres.
b) Voto secreto, voto feminino, atuação de uma justiça eleitoral, obrigatoriedade do ensino primário gratuito, nacionalização progressiva e direitos trabalhistas.
c) Liberdade de imprensa, o fim dos partido políticos, o voto para todas as camadas sociais e a consolidação das leis trabalhistas.
d) Nenhuma das alternativas estão corretas.
12 - (MENESES, Claudia - 2013) No primeiro mandato de Vargas houve o surgimento de dois partidos políticos rivais, eram os INTEGRALISTAS E ALIANCISTAS. Diferencie os objetivos destes dois partidos.
a) Os integralistas seguiam princípios democráticos, enquanto os aliancistas pregavam as doutrinas nazifascistas.
b) Nos integralistas observava -se princípios fascistas, pois defendiam uma forma de governo liberal, onde todos tinham total liberdade, o predomínio do interesse do indivíduo sobre o Estado e liberdade dos meios de comunicação, já os aliancistas demonstravam uma politica privatização das empresas nacional, formação de um exército poderoso e o fim da liberdade de expressão.
c) Nos integralistas observava -se princípios fascistas, com um governo autoritário e partido único, onde todos tinham total liberdade, o predomínio do interesse da nação sobre o dos indivíduos e a censura dos meios de comunicação; já os aliancistas queriam o não pagamento da dívida externa brasileira, nacionalização das empresas estrangeiras, reforma agária e formação de um governo popular.
d) Embora rivais, os dois partidos possuíam pontos em comum, tais como: voto secreto, liberdade de comunicação, nacionalização das empresas estrangeiras e um governo para o povo.
13 - (MENESES, Claudia - 2013) Indique o objetivo do levante comunista.
a) Apoiar Vargas para que este permanecesse no poder pelo tempo que desejasse.
b) Derrubar o governo Vargas e formar um governo popular revolucionário.
c) Apoiar vargas para a implantação de uma ditadura militar e extinção de todos os partidos políticos.
d) As alternativas estão todas erradas.
14 - (MENESES, Claudia - 2013) O plano Cohen foi um meio que Vargas encontrou para não deixar o poder, em 1937 Vargas graças a este plano deu um golpe e implantou uma ditadura militar. O que estava supostamente estabelecido neste plano?
a) Que os comunistas pretendiam provocar greves, incêndios em igrejas e o assassinato do presidente.
b) Que os comunistas pretendiam instaurar uma ditadura após a derrubada do presidente.
c) Que os comunistas iriam perseguir todos os que estavam apoiando o governo de Getúlio, jogariam bombas e prendiam aqueles que fossem contra o plano Cohen.
d) Que todas as rádios aliadas ao governo seriam destruídas e os jornais impressos fechados.
15 - (MENESES, Claudia - 2013) " O que mais me interessa realmente é conhecê - los melhor para saber como tratá - los" ( Getúlio Vargas).
Esta frase explica o objetivo populista porque...
a) Vargas aproximava - se dos políticos da oposição para saber o que estavam tramando contra seu governo.
b) Vargas aproximava -se do povão para traçar metas de como agradá - los de forma enganosa e medíocre e, não porque os considerava, pois queriam criar estrategias politicas para atingir de forma positiva as camadas populares que compunha a maioria dos seus eleitores e dessa forma permaneceria no poder.
c) Queria agradar todos os seus eleitores, nem que para isso fosse preciso conviver diretamente com eles, afinal Vargas era preocupado com a pobreza que assolava o país.
d) Queria conhecer todos os eleitores para que pudesse compreender e realizar os desejos de todos.
16 - (MENESES, Claudia - 2013) Em 1937 Vargas aplicou o famoso golpe de estado, implantou uma ditadura, período conhecido historicamente como Estado Novo. A respeito deste período indique as principais características.
a) Extinção dos partidos políticos, prisão de todo os que se manifestassem contra o governo, o uso dominador da propaganda com características nazifascista, fim da liberdade de imprensa, censura a qualquer informação que pretendia caluniar a forma de governo.
b) Criação de vários partido políticos, fim da autonomia dos meios de comunicação, uso de meios nazifascistas.
c) Durante este período houve mudanças significativas no país, novas emissoras foram criadas para fiscalizar o governo, todos passaram a participar diretamente na forma de governar através de decretos e manifestações públicas.
d) As alternativas a e c estão incorretas.
17 - (MENESES, Claudia - 2013) Apesar de práticas violentas, perseguições e proibições, o governo Vargas foi também um período de crescimento econômico para o país. Verifique qual alternativa traz informações condizentes com o que Vargas criou nesta fase da política brasileira.
a) Banco do brasil, primeira faculdade do país, Departamento de Imprensa e propaganda.
b) Conselho Nacional de Petróleo, Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Hidrelétrica do São Francisco.
c) Vale do Rio Doce, Cristo Redentor, Polo Petroquímico da Bahia, Shopping Centers.
d) Nenhuma está correta.
18 - (MENESES, Claudia - 2013) O que Vargas objetivava com a campanha do " queremismo"?
a) Mobilizar a população através de panfletos a querer a monarquia de volta.
b) Atuar de forma sorrateira entre a população para que votassem em seu candidato nas novas eleições.
c) Manipular os meios de comunicação para que votassem no candidato da oposição.
d) Era um jogo duplo, onde Vargas ao mesmo tempo que pedia votos para seu candidato incentivava o povo a querer que ele voltasse ao poder, ou seja, agia sorrateiramente contra o candidato que ele mesmo apoiava e incentivava uma revolução popular a favor de si próprio.
19 - (MENESES, Claudia - 2013) No fim do Estado Novo, 1945 ao perceber que a oposição se fortalecia, Getúlio cheio de astúcia decidiu liderar o processo de democratização do país. Entre as medidas destacou -se:
a) Anistia dos condenados políticos.
b) Criação de casas abrigos para os condenados políticos.
c) Auxílio bolsa salários para as famílias dos presos políticos.
d) Indenização aos presos políticos.
20 - (MENESES, Claudia - 2013) Identifique a forma que Vargas foi retirado do poder.
a) Por meio de eleição democrática.
b) Por meio de manifestações populares.
c) Através da igreja católica.
d) Por meio das oposições militares e civis que uniram - se para derrubá -lo em 29 de outubro, dois meses antes das eleições esses dois grupos obrigaram Getúlio a deixar o poder.
Caros estudantes das 8ª séries,
Respondam este questionário sobre Vargas, iremos utilizá - lo!
Respondam este questionário sobre Vargas, iremos utilizá - lo!
O governo de Getúlio Vargas foi um governo que instaurou as industrias que modernizou o Brasil e que insentivou a industria criou a empresa ciderurgica nacional a companhia vale do Rio Doce inplantou uma politica que teve pontos negativos e positivos também fez o golpe de estado.
ResponderExcluirISRAELAINE
O GOVERNO DE GETULIO VARGAS ELE FICOU DURANTE 15 ANOS MAS 4 QUE ELE FICOU ELE SE APROXIMAVA DOS POBRES PARA SABER O QUE ELES PENSAVAM SÓ QUE GÉTULIO VARGAS TINHA NOVO DELES E QUANDO CHEGAVA EM SUA CASA ELE SE LIMPAVA COM NOJO DOS POBRES.....ELE NOS ENSINOU BASTANTE SOBRE SUA FORMA DE GOVERNAR. DAIANE BRUNA FRANCIELE ANTONIO JANDERSON JOADISON ELENILSON
ResponderExcluirEu achei o assunto sobre o governo vargas muito importante por que fala sobre uma politica com pontos negativos e positivos o governo Vargas foi um governo que era conhecido pai dos pobres e mãe dos ricos e que no final do seu mandato acabou se suicidando para ficar na história do Brasil.
ResponderExcluirCelli
Eu achei o assunto de Vargas muito interesante nos ensinou um pouco da historia do Brasil. sobre o Estado Novo,a Junta Militar ajudou a Vargas a subir no poder do Brasil,No entanto VARGAS consegiu ficar na historia como ele desejava.
ResponderExcluirÉRICA FRANÇA, DEIVISON ANDRADE,E DHAIANA DANTAS
o governo de GETÚLIO VARGAS foi um governo que instaurou uma politica que ajudou bastante no crescimento do país não só na industria mas também nas cidades procurava agradar a todos para ser conhecido como um bom governo.
ResponderExcluirDÉBORA
GETULIO VARGAS FOI UM GRANDE GOVERNADOR DURANTE O SEU MANDATO ELE APOIOU VÁRIAS GUERRAS E TEVE APOIO DURANTE MUINTO TEMPO DE SEU POVO, SE MISTURAVA COM OS POBRES PARA CONSEGUIR SEUS VOTOS ATÉ O CONFRONTO TODO SEU POVO SE VOLTOU CONTRA ELE EM MANIFESTACOES NAS RUAS E FOI O PRINCIPAL MOTIVO PARA QUE ELE DEIXASSE O PODER
ResponderExcluirEDINEUMA
Muito bem alunos, é isso aí!
ResponderExcluirVamos continuar dialogando sobre os conteúdos estudados em sala ou reportagem que nos remeta a História, seja Brasil ou mundo!
Aguardo novidades!
EU acho Vargas um homem de muito valor ele foi um homem que ficou na história como um ótimo governador, de muita inportância,ajudou muitas pessoas e por fim deu sua vida pra ficar nas páginas políticas,pois a vontade dele era continuar governando, como ele nao poderia continuar ele usou sua inteligência colocando alguém da sua comfiança e fazendo politica comopovão e elogiando a se mesmo,só assim as pessoas viam seu valor e elegiam ele outra vez.
ExcluirEdna.Lucivania .e Vanessa
Eu ACHO QUE ESSE BLOGGER É MUITO IMPORTANTE PARA OS ALUNOS FICAREM MAIS POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECEU COM GÉTULIO VARGAS .
ResponderExcluirLETICIA SILVA E RAIANE SILVA
Getúlio Vargas foi um homem que deixou sua marca na história como dizem, "pai dos ricos e mãe dos pobres".
ResponderExcluirSe suicidou para ficar na história.
Tiago Simões da Rocha. 8ªv4
Muito bem alunos, estou gostando de ver a participação de vocês!
ResponderExcluirContinuem acessando nosso blog e postando informações, agora iremos estudar a Guerra Fria.
Att, professora Claudia Meneses!
Guerra Fria
ResponderExcluirA Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.Origem do nome
É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas.
No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
Tiago Simões da Rocha 8ªV4
MUITO BEM TIAGO, É ISSO AÍ! PARTICIPANDO, INTERAGINDO.
ResponderExcluirA GUERRA FRIA NÃO OCORREU POR MOTIVOS ÓBVIOS, AS DUAS POTÊNCIAS ( ESTADOS UNIDOS E UNIÃO SOVIÉTICA) POSSUÍAM GRAND PODER DE FOGO, NENHUMA TOMAVA INICIATIVA PARA O ATAQUE, AS DUAS FICAVAM NA RETAGUARDA, CASO OCORRESSE UM CONFRONTO ARMADO SERIA UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL, MUITA DESTRUIÇÃO E PERCAS ECONÔMICAS IRREPARÁVEIS.
PROFESSORA CLAUDIA MENESES